A importância do sono, sua saúde agradece

134
views
A importância do sono

Uma vida plena começa com uma boa noite de sono. Muitas vezes ignoramos a importância do sono. Dormir bem tranquiliza e estimula o rendimento, renova suas energias que foram gastas durante o dia. Já tinha pensado nisso? Quem tem um sono reparador pode melhorar muito produtividade a pessoal e profissional.

A importância do sono reparador

Importante saber que para se ter um sono reparador (aquele que realmente te descansa),  da importância de não levar os problemas para a cama. Isso para no outro dia desperte descansado e motivado a enfrentar o dia. Para que isso ocorra é preciso educar suas emoções e seus pensamentos na busca pela resistência à invasão em seu sono, etc. Parece difícil, mas com exercício é muito possível que você consiga isso.

O sono é o período de relaxamento para nosso organismo, tempo para reorganizar a energia para suportar as árduas batalhas pela sobrevivência. Este é momento em que os pensamentos se acalmam, a emoção se aquieta e sua mente sair do estado de alerta, para finamente descansar e ir para o estágio inconsciente. É o momento mais importante que nos leva a nossa essência interior.

Pensar antes de falar, agir ou planejar algo é bom. O problema é quando os pensamentos se tornam um tormento. No nosso dia a dia ouvimos muitas coisas e sofremos com o que ouvimos.  Algumas pessoas levam para cama as decepções do dia, imaginam respostas que poderiam ter dado e não deram: levam seus inimigos para a cama e fazem deles seus companheiros do sono.

O que poucas pessoas sabem é que somos produto de uma noite de sono. Quer seja uma boa ou má noite de sono. Dependendo da qualidade do seu sono, você será uma pessoa agradável, tolerável ou insuportável.

Muitas doenças psíquicas são iniciadas e agravadas por conta da insônia, e por se ignorar a importância do sono. Muitos têm pesadelos ou pensamentos agitados durante o sono por não conseguirem aquietar-se e relaxar.

woman-2197947_640 A importância do sono, sua saúde agradece

Nosso jovens e crianças tem dormido muito mal, o que os torna pessoas ansiosas, inseguras, mal-humoradas. Doentes mesmo. Para todos nós é recomendável e fazer exercícios  e dormir oito horas diárias.

Para alcançar um sono reparador e tranquilizador é importante que sua mente esteja bem administrada. Uma ferramenta estratégica, que aprendi durante meu curso de Coach, para essa finalidade é praticar o D.C.D. (Duvidar, Criticar, Determinar).

Segundo ensinamento do Dr. Augusto Cury:

Essa técnica fortalece a liderança do Eu e deve ser feita silenciosamente, várias vezes por dia com emoção e coragem, baseada em seus três pilares: a filosofia (arte de duvidar), a psicologia (a arte da crítica) e os recursos humanos (a arte da determinação). Tudo que você acredita controla você, duvide de tudo que o perturba pois a dúvida é o princípio da sabedoria.

Somo treinados e educados para gerir muitas e complexas funções na sociedade. Mas pouco sabemos sobre como governar nossas próprias vidas. Não sejamos então escravos de nossos pensamentos. Afinal todos buscamos uma só coisa, a felicidade. E não se pode conseguir isso sem estabilidade emocional. E o sono tem muito a ver com isso.

Um bom sono ajuda no emagrecimento

Isso talvez você já tenha ouvido falar. Mas não é mito não. Quem dorme menos de 5 horas por noite tem mais tendência a obesidade.

Quem dorme melhor consegue regular os hormônios, a sensação de saciedade e controla a fome. Claro que só dormir não é suficiente para o emagrecimento. Mas ele tem seu papel no processo.

Então os benefícios de dormir bem vão além do emocional. O físico também se beneficia disso. Interessante né?

Tem esse artigo bem completo que fala sobre a relação da ausência de sono e o emagrecimento. Você pode conferir depois no site do Estadão.

5 dicas para dormir melhor

Existem várias dicas, mas separei estas cinco porque eu aplico e funciona bem comigo. Façam o teste e me digam se deu certo como vocês.

  • Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.
  • Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono.
  • Cuide com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.
  • Tome um banho quentinho antes de dormir. Se for o caso use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar.
  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive nos finais de semana.
A importância do sono, sua saúde agradece
5 (100%) 2 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.