Coaching para empresas

84
views
Coaching para empresas
O objetivo do coaching para empresas é desenvolver competências nos profissionais que são necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial bem como resultados positivos para a organização. O processo de coaching é ideal para identificar crenças sabotadoras, conhecer projeto de vida dos funcionários, apoiá-los em sua evolução, conhecer limitações e pontos de melhoria.
O coaching dentro das empresas tem o sentido de levar os seus administradores a administrar de forma assertiva o tempo, liderar com confiança, delegar com êxito, tomar decisões com facilidade, sobre estes aspectos desenvolver aptidões que levarão ao alto desempenho da organização no mundo dos negócios.

O coaching oferece inúmeros benefícios profissionais e corporativos. Conheça os benefícios da promoção de coaching nas empresas:

ü   Desenvolvimento pessoal e profissional;
ü   Elevação da felicidade e realização;
ü   Conquista de autoconhecimento e autodesenvolvimento;
ü   Evolução e melhoria contínua;
ü   Melhoria na qualidade de vida e equilíbrio interno;
ü   Equilíbrio e inteligência emocional;
ü   Quebra de crenças limitantes;
ü   Alinhamento de valores e missão de vida;
ü   Novas competências e aprimoramento de habilidades;
ü   Melhoria na qualidade de vida devido ao bem-estar;
ü   Diminuição de estresse e cargas negativas;
ü   Melhoria de relacionamentos pessoais;
ü   Aumento da congruência interna e externa;
ü   Melhoria de autoestima e autoconfiança;
ü   Melhoria do controle das emoções;
ü   Aumento da flexibilidade e adaptação a mudanças;
Na contratação de um coaching para empresa pode se pedir referencias para amigos ou pesquisar na internet, é importante também que a empresa verifique entre seus funcionários se existe algum que já passou pelo processo de coaching e se está habilitado e conhece as ferramentas para iniciar o coaching dentro da empresa. O site da Federação Internacional de Coaching  oferece uma lista de profissionais certificados pela federação.
O profissional que vai trabalhar com coaching nas empresas deve conhecer ferramentas que vão ser utilizadas no processo de coaching, ele pode oferecer uma liderança e promover dinâmicas e reuniões onde aplique as técnicas de coaching e ainda o que é mais comum o profissional de coaching atua através de palestras e treinamento onde aplique as ferramentas de coaching e avalie os funcionários através das dinâmicas promovidas. Conheça as ferramentas utilizadas no coaching para empresas:

Coaching Assessment

O “coaching assessment” é uma ferramenta de mapeamento comportamental, exclusiva do instituto brasileiro de coaching o IBC. O “coaching assessment” é utilizado para entender melhor o perfil do líder da empresa e sua forma de pensar, agir e liderar os seus negócios.
O “coaching assessment” para de uma premissa de que os resultados são construídos por pessoas, é através do aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no processo que serão realizadas melhorias no processo, competitividade e a organização ganha destaque, prosperidade e crescimento no mundo dos negócios.

Roda para equipe de alta performance- REAP

A roda para equipe de alta performance tem objetivo de desenvolver uma avaliação de equipes sobre sua visão da empresa, objetivos, conhecimento mútuo entre a equipe, se o conhecimento e comunicação entre a equipe estão realmente alinhados.
O REAP consiste em uma avaliação de 0 a 10 pontos aplicada pelo profissional de coaching que foi contratado para a empresa, o tipo de avaliação que será realizado pode ser conversado com o profissional, geralmente quando há equipes importantes para o funcionamento da empresa o REAP é utilizado.
Esta avaliação pode ser feita através de dinâmica de grupo descrita no último tópico “Dinâmicas de Grupo”, a dinâmica de “Reconhecimento de Grupo” é muito interessante para que seja feita uma avaliação entre a equipe sobre quanto se conhecem, um auto avaliação que tem objetivo gerar mais interação entre os integrantes da equipe.

Avaliação 360°

A avaliação 360° mede o desempenho dos líderes, onde a avaliação deve ser realizada pelos seus liderados, a avaliação envolve superiores e pares e se destaca como uma das principais metodologias de coaching.
Os resultados dos gestores também devem ser mensurados na avaliação 360°, o profissional de coaching deve conhecer o desempenho da equipe, a forma de atuação e identificar pontos fortes e de pontos de melhoria que podem ser aprimorados e desenvolvidos pela equipe.
O coaching deve trabalhar principalmente com a evolução da liderança da equipe, desenvolvendo os potenciais de todos envolvidos no processo de trabalho. É importante que os líderes compreendam que coaching tem o objetivo de fazer uma auto avaliação, levar os profissionais a gerarem atitudes e se reavaliarem profissionalmente, no sentido do tipo de liderança que desempenham dentro da empresa, metas cumpridas e também objetivos pessoais e profissionais que almejam em suas vidas e profissionalmente.

Dinâmicas utilizada no coaching para empresas

O profissional de coaching pode utilizar dinâmicas como parte do processo de coaching ou treinamento dentro da empresa, as dinâmicas são muito interessantes para avaliação de grupos, REAP e avaliação 360°, é importante também que os envolvidos na dinâmica sejam esclarecidos sobre os objetivos do treinamento coaching e que a técnica de coaching para empresas também tem como principal objetivo a auto avaliação, e avaliação de desempenho e de grupos de trabalho.
Veja, exemplo de dinâmica para treinamento de coaching em empresas:
Vamos mostra a “Dinâmica de Reconhecimento de Grupo”, para realizar a dinâmica será necessário apenas folha de papel e caneta.
Como deve ser feita a dinâmica: O condutor da dinâmica deve distribuir um papel e uma caneta para cada um dos participantes, pedindo para que escrevam coisas sobre suas vidas pessoais, e personalidade. Esta primeira etapa da dinâmica deverá demorar mais ou menos de 10 a 15 minutos, não é necessário escrever coisas particulares o participante deve escrever coisas que aconteceram e que imagine que o grupo conheça, por exemplo viajou de férias a Nova York nos últimos meses, esteve de licença premia, voltou da licença maternidade semana passada, e assim por diante.
Na segunda etapa da dinâmica o grupo deverá adivinhar de quem são os papeis lidos, para tornar o jogo ainda mais divertido e competitivo a equipe pode ser dividida em dois grupos e receberem nomes, o grupo que acertar mais sobre as personalidades da equipe ganha o jogo, as escolhas para as personalidades devem ser justificadas pelos competidores.     

 

Coaching para empresas
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here