Coaching Pessoal e seus aspectos

199
views
coaching pessoal
                O Coaching pessoal é voltado para atender as necessidades pessoais em diversos contextos como familiar, relacionamentos, financeiro, emagrecimento, desenvolvimento de inteligência emocional, entre outros.
 
                O coaching pessoal tem o objetivo de transportar a pessoa até auto realização de seus desejos, que compreendem ao sucesso profissional ou realizações familiares. Perceba que o trabalho do coaching é parecido com o de um psicólogo, misturando diversas funções, administrativas, de análise psicológica, técnicas treinamento, o coaching tem uma abordagem moderna de levar o indivíduo a uma reflexão sobre seus objetivos reais e como conquista-los. Além disso o coaching compartilha da crença de que funcionários mais felizes são mais motivados e trazem realizações e benefícios para o crescimento dos negócios.
 
                O trabalho do coach pode ser direcionado em diversos segmentos empresariais por meio de funções administrativas ou treinamento de um profissional coach especializado. Muitas empresas investem neste tipo de treinamento com objetivo de alavancar os negócios.
 
             Executivos que estejam interessados em conhecer e tornar-se um profissional coach pode buscar indicação entre amigos, familiares, na empresa em que trabalha, nas redes sociais que confiam como por exemplo o linkedin, ou visitar o site da Federação Internacional de Coaching (icfbrasi.org.br) para buscar um profissional credenciado pela federação que trabalha como palestrante e com self coaching ou coaching pessoal.
 

Quais os benefícios do processo de coaching pessoal?

                O processo de coaching individual traz inúmeros benefícios as pessoas que se submetem as sessões. Desenvolvimento pessoal, elevação da felicidade e realização, evolução e melhoria contínua no processo de tornar-se um profissional coach. A conquista de autoconhecimento, melhoria da qualidade de vida e equilíbrio interno, equilíbrio e inteligência emocional, quebra de crenças limitantes, alinhamento de valores e missão de vida, conquista de autodesenvolvimento são os ganhos pessoais.
 

Qual Objetivo e Benefícios das Sessões de Coaching?

                  As sessões de coaching tem o objetivo de abrir os horizontes de seus clientes na busca do bem-estar e autoconhecimento, desenvolvendo novas competências e aprimoramento de habilidades, melhora da qualidade de vida, o processo de coaching também pode ser direcionado para conquista da boa forma, emagrecimento e outros objetivos pessoais.
 
           O coaching auxilia na diminuição do estresse e cargas negativas, trazidas geralmente do trabalho. As cargas negativas estão relacionadas a falta de jeito em solucionar problemas, acumulando ações ineficazes que se transformam em cargas negativas. Muitas empresas mundialmente conhecidas comprovam que o processo de coaching diminui o tempo gasto para solucionar problemas cotidianos, aumentando eficácia e eficiência de seus executivos.
 
             O principal benefício oferecido pelo coaching é a melhoria da auto estima e autoconfiança. Ajudando no autoconhecimento e inteligência emocional o processo de coaching aumenta o controle emocional, flexibilidade e adaptação as mudanças dos profissionais, executivos e pessoas.
 
 

Quais São as Ferramentas utilizadas no Coaching Pessoal?

            O coaching pessoal trabalha basicamente com palestras e dinâmicas que objetivam desenvolver um comportamento reflexivo, mas existem alguns passos recomendados e obrigatórios para o coach seguir, conheça o passo a passo de um Coaching Pessoal:
 
Passo 1 – Rapport e Acompanhamento
  1.   O profissional coach tem que explicar o que é coaching. Qual o objetivo de um treinamento de coaching ao mesmo tempo fazer perguntas reflexivas:
  2.   Qual o seu objetivo ao procurar o coaching?
  3.   Qual é o estado desejado?
  4.   Onde você quer chegar?
  5.   Você está feliz no atual estado em que se encontra?
 
Passo 2 – Definição do Tema da Sessão
 
             Chamado Shasan, o início da segunda fase tem objetivo de fazer perguntas poderosas a respeito de interesses pessoais dos clientes, saber o que exatamente ele busca alcançar.
 
Passo 3 – Sessão Coaching
 
            Nesta fase podem ser utilizadas ferramentas com foco em resultados, questionários ou mapeamento para dar início a busca dos objetivos.
 
          No desenvolvimento da sessão de coaching pode ser utilizado também dinâmicas com objetivo de fazer o cliente se conhecer melhor.
 
Passo 4 – Aprendizado da Sessão
 
             Fazer um levantamento do que foi conversado durante a sessão, por exemplo fazer perguntas aos clientes:
             Por que valeu a pena o encontro de hoje?
             Quais foram as necessidades alcançadas com as sessões de coaching?
 
Passo 5-  Recapitulação e Tarefas
 
           Ao final da sessão o cliente faz uma recapitulação e pode ficar incumbido de realizar tarefas com objetivo de conquistar os seus propósitos, ou tarefas que costumam ficar pendentes atrapalhando o andamento dos negócios.
 

O Coaching Pessoal Trabalha Com Dinâmica?

 
           Sim o profissional de coach pode trabalhar com dinâmicas que objetivem diversos desenvolvimentos e observando o desempenho de seus clientes. Um exemplo é a dinâmica de “Bandeira Pessoal” que tem objetivo de conhecer habilidades e pontos que devem ser melhorados.
 
                A dinâmica “ Bandeira Pessoal” utiliza folhas em branco e lápis de cor, o cliente deverá fazer a sua própria bandeira pessoal com o material disponível a partir das seis seguintes perguntas:
 
1.       Qual é o seu maior sucesso individual?
2.       O que gostaria de mudar em si mesmo?
3.       Quem é a pessoa que você mais admira?
4.       Qual o seu maior talento?
5.       O que você mais precisa na vida?
6.       Quais as suas maiores facilidades e dificuldades no ambiente de trabalho?
 
  Cada pergunta deve ser respondida com uma bandeira, o condutor ou cliente pode escolher uma pergunta apenas para ser respondida, a resposta será compartilhada com o grupo e com o profissional palestrante com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a resposta.
 
  Por exemplo. Qual é o seu maior talento? A pessoa pode responder que o seu maior talento é lidar com crianças, mas trabalha com administrativo atualmente, é muito comum as pessoas esquecerem dos seus talentos e o coaching deve ajuda-las a se lembrar e rumarem para uma função dentro do ambiente de trabalho ou outro que a faz mais feliz.
 
Outra questão muito importante é: O que você mais precisa na vida? O profissional pode avaliar através desta questão quais as necessidades profissionais do indivíduo. Respostas como dinheiro podem ser consideradas como subsidio a conquistas que farão o cliente mais feliz. Para que se precisa de dinheiro? O que devo fazer para conquistar aquilo que desejo?
 

Por Que Submeter-se ao Processo de Coaching Individual?

 
                O processo de coaching pessoal é uma oportunidade de conhecer pontos fortes e fracos  a serem melhorados para auto realização de cada um. Através de dinâmica, palestras e sessões em grupo o indivíduo tem a oportunidade de refletir sobre a sua atual condição e aonde deve ou gostaria de estar. As sessões auxiliam no autoconhecimento, atingir potencial máximo e alcançar metas desejadas com atitudes assertivas. 
 
                
Coaching Pessoal e seus aspectos
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here