Como ser eficiente e eficaz hoje em dia?

133
views
trabalho com eficiência e eficácia

Olá neste post gostaria de falar sobre a diferença entre ser eficiente e eficaz. Qual é a diferença? Como ser eficiente e eficaz hoje em dia? São característica que são muito faladas mas que acabam causando alguma confusão. Então vamos a algumas considerações.

Eficiente e eficaz diferença

É uma grande diferença. Por exemplo: imagine aquele contador que passou o mês inteiro trabalhando desenvolvendo um bom material, um bom relatório. Trabalhou o mês inteiro. No final ele manda encadernar o resultado do seu trabalho, um relatório grande volumoso, um nível de precisão fenomenal, aí ele pega o relatório, leva até o chefe e entrega. O chefe olha, joga para o lado e diz: isto não serve para mim pra nada. Pois é, esse contador foi muito eficiente, o relatório é uma beleza, mas ele não foi eficaz. Ele não fez a coisa certa para aquele momento.

Pense aí na sua vida: alguns momentos às vezes você sente que você se dedicou muito mas não alcançou um bom resultado? Alguns momentos por exemplo você gastou muito tempo com uma atividade que depois você percebeu que ela trouxe um resultado específico mas não te levou aonde você queria?

Veja outro exemplo. Um funcionário que sempre se dedicou a trabalhar muito. Muito dedicado, fazia hora extra, trabalha fim de semana… Ele já tem quase 40 anos e a leitura que ele faz hoje é que ele não evoluiu profissionalmente.

Ex-colegas de faculdade que entraram inclusive na mesma empresa, no mesmo momento, já estão muito mais evoluídos, já estão com responsabilidades mais complexas, já conseguem trabalhar em níveis mais interessantes e ele não.

Ele ficou para trás, e a leitura que ele faz é que ele passou a se dedicar muito ao trabalho, à operação, às atividades rotineiras mas ele deixou de parar para pensar e “afiar o machado”. Talvez por falta de uma boa organização pessoal ou planejamento adequado.

Ele não avaliou sua situação profissional, para entender melhor quais seriam as oportunidades, desafios e não chegava a parar para criar uma estratégia de como entregar um resultado.

 

Ser eficiente é importante mas não é só isso

Claro que ser eficiente é importante, que é fazer bem feito. Mas lembre-se: é relevante ser eficaz, fazer a coisa certa. Para identificar o que é certo a fazer é importante que você pare e dedique tempo para avaliar, planejar, analisar melhor qual é o caminho a seguir. Quais são os recursos necessários, o que talvez você vai precisar negociar, o que você vai precisar influenciar, e é o que esse cliente hoje agora está fazendo.

Voltando ao exemplo anterior. Aquele funcionário recebeu um desafio muito importante na sua empresa, mas desta vez ele percebeu que não teria tempo de fato, suficiente para entregar sozinho. Então ele conversou com seu chefe, ele mobilizou pessoas e conseguiu recursos para conseguir entregar esse trabalho de uma forma muito mais efetiva.

E ele confessou “pela primeira vez eu percebi que de fato consegui ser mais eficaz”. E sabe o que aconteceu? Ele foi elogiado, ele foi reconhecido, e é isso que ele hoje quer: ele quer crescer profissionalmente e ser reconhecido.

E você? Quer crescer também? Quer ser reconhecido? Quer tomar boas decisões? Lembre-se: além de ser eficiente, seja eficaz. Faça a coisa certa!

 

Outro exemplo sobre eficiência e eficacia

Imagine agora um trabalhador em uma grande fábrica lá no início do século 20. Você trabalha numa indústria automobilística e aí você como funcionário dessa indústria automobilística você é contratado para pintar o chassi dos carros.

Nesse caso com a sua preocupação com o seu maior desafio é ser eficaz ou ser eficiente? O que é ser eficiente de acordo com o Michael Potter ? Ela afirma que ser eficiente significa fazer a coisa ou seja no caso o trabalho do jeito certo, utilizar muito bem as ferramentas.

Tanto naquela época quanto hoje trabalhador de fábrica ele não tem a preocupação em ser eficaz.  Porque o trabalhador de fábrica ele sabe o que precisa ser feito.  E ser eficaz é fazer a coisa certa que naquele caso é pintar o chassi por exemplo de vermelho e não de azul e vermelho ou rosa.

Ele já têm especificação muito bem feita e já sabe o que realmente precisa ser feito. Para pessoas que trabalhavam lá no início do século 20 em fábricas o grande desafio é ser ela ser eficiente.

chaplin-1024x576 Como ser eficiente e eficaz hoje em dia?

Não é à toa que o Charlie Chaplin fez uma crítica  a eficiência  no filme os tempos modernos. Quando ele ficava ali apertando parafusos e saía com aqueles movimentos e até mesmo comprometendo a sua coordenação motora.

O grande desafio é ser eficiente ou ser eficaz? Só lembrando eficiência é fazer a coisa do jeito certo, enquanto eficaz/eficácia significa fazer a coisa certa. Vejamos a definição de eficiente e eficaz contida no dicionário:

Eficiência significado

  1. poder, capacidade de ser efetivo; efetividade, eficácia.
  2. virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.

Eficácia significado

  1. quem tem a virtude ou o poder de produzir, em condições normais e sem carecer de outro auxílio, determinado efeito; efetivo.
  2. bom ou ideal para causar um resultado pretendido; útil. 

A  eficácia é sim o maior desafio ou seja é descobrir qual é a coisa ser feita, ou qual é a coisa certa a ser feita para resolver ou pra atender àquela demanda. Enquanto que não se deixe de lado a eficiência. Precisamos sim nos preocupar em fazer as coisas do jeito certo com velocidade, utilizando as ferramentas do jeito certo e as ferramentas corretas.

Afinal do que vale seguir corretamente um processo de criação de algo que não terá utilidade, ou seja é inútil. Neste processo vale ressaltar a importância de se otimizar o tempo empregado em cada etapa. O que é muito útil quando se busca ser eficiente e eficaz.

Como ser eficiente e eficaz hoje em dia?
5 (100%) 3 votes