O que é Inteligência Multifocal

318
views
Inteligência Multifocal

A Teoria da Inteligência Multifocal, chamada TIM é uma teoria proposta por Augusto Cury que tem o objetivo de estudar o complexo processo de interpretação da realidade que pode ser explicado de maneira simples como um processo de percepção de nós mesmos e o mundo, trata-se de uma investigação do processo de interpretação do mundo por nós chamado Multifocal porque estuda os pensamentos em seus múltiplos aspectos.

O objetivo principal da teoria multifocal é fortalecer a consciência crítica e a capacidade gestora. A capacidade gestora tem uma importância fundamental no relacionamento com o mundo. Ela deve determinar nossas respostas para o exterior, desta maneira quando enxergamos algo temos determinado pensamento que podem nos levar a ações precipitadas. A capacidade gestora é como pensar duas vezes , é a capacidade de gerir nossas emoções e não deixar que sentimentos e sensações ruins ocupem nossos pensamentos. A TIM contempla em seus estudos quatro linhas, conheça:

Aspectos da Inteligência Multifocal

A Natureza e o Processo do Pensamento

A natureza e o processo do pensamento são onde habitam nossas ideias, crenças as vezes irreais ou indesejadas e até preconceitos. Desta maneira atribuímos rótulos as pessoas que tem determinadas ações, por exemplo com nossos filhos por correrem demais ou outros aspectos atribuímos o rótulo de uma criança indisciplinada.

O rótulo de criança indisciplinada pode prejudicar as ações da criança. Até mesmo na escola a professora por sua vez acha que porque a criança é indisciplinada não aprende e não se interessa. Veja como nosso próprio preconceito e crença pode prejudicar até mesmo quem amamos. Augusto Cury costuma falar das janelas da alma e que devemos fechar janelas que não são boas e manter aberta apenas aquelas que são positivas e nos trazem prosperidade.

 

Os Papéis Conscientes e inconscientes da Memória

O consciente e o inconsciente são janela que podem ou não ser abertas, é necessário perceber nossas ações com consultas psicológicas ou terapias em grupo, ou mesmo quando um amigo ou familiar reclama de suas atitudes, muitas vezes aquilo que nos prejudica abriga nossa própria memória, crenças que nos limitam a fazer coisas novas e o preconceito.

 

A Formação do Eu Como Líder do Teatro Psíquico

O teatro psíquico são nossas emoções em relação ao eu, nossas crenças misturadas as vivencias e ao mundo exterior, o teatro psíquico também é tudo aquilo que desejamos a nós mesmos e a imagem que queremos que os outros façam de nós.

men-2425121_640 O que é Inteligência Multifocal

O problema ocorre quando perdemos a liderança do nosso teatro psíquico e julgamos as ações do exterior de uma maneira irreal, ou quando nosso teatro psíquico perde o controle e abrimos apenas janelas de preocupações e pensamentos negativos. A formação do eu como líder do teatro psíquico é a retomada do controle das emoções determinando quais janelas ficarão abertas e quais devem ser deletadas dos nossos pensamentos, as janelas abertas devem ser de conquistas, realizações e pensamentos positivos.

 O Desenvolvimento das Funções mais complexas da Inteligência

O último fator para desenvolvimento da TIM é o Desenvolvimento das funções mais complexas da Inteligência, trata de saber expor suas ideias e não impor os seus ideais, além disso um passo avançado para o desenvolvimento de inteligência multifocal é a Empatia e saber colocar-se no lugar do outro, entender suas emoções e compreender o seu próximo.

O que é Inteligência Multifocal
5 (100%) 2 votes

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.