O que é ser resiliente

71
views
ser resiliente

Respondendo a uma dúvida, o que é ser resiliente ? A resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situação diversas, choque, estresse ou algum tipo de e situações traumáticas sem entrar em surto psicológico, enfrentando e superando as adversidades.  A abordagem resiliência surgiu a partir do ano 2000, assim está pautada sobre um comportamento que é desenvolvido em nós desde a infância ao se deparar com problemas. Desta maneira estudando o comportamento de uma equipe é possível mapear qual o tipo de superação que a equipe conquistará.

Para melhor o que é resiliência devemos também nos aprofundar por outros conceitos. A resiliência é constituída de oito fatores determinantes na solução de problemas cotidianos:

O que é ser resiliente 8 fatores incorporados

Autocontrole

O autocontrole é a capacidade de administrar suas emoções diante do inesperado, e amadurecer no comportamento chamado expresso, que é a capacidade de transmitir de maneira clara e precisa informações a outra pessoa, mesmo em situações adversas. 

Análise do Ambiente

A análise do ambiente é uma capacidade pessoal em perceber as relações do ambiente em que está inserido, desta maneira a Análise do Ambiente é capaz de solucionar e identificar problemas, conflitos e adversidades presentes no ambiente. 

Autoconfiança

A autoconfiança é a capacidade de ter convicção de seu potencial, dentro de uma ação ou trabalho a autoconvicção é a convicção do êxito nas ações.

 Alcançar e Manter Pessoas

Alcançar e manter pessoas é a capacidade de se vincular as outras pessoas sem receio ou medo do fracasso, conectando-se para a formação de fortes redes de apoio e proteção.

Empatia

A Empatia é a capacidade de compreender o outro colocando-se no lugar do outro, a empatia é a capacidade de identificar perfis e relaciona-los com suas respectivas áreas, a empatia trata-se é muito valorizado hoje no ambiente de trabalho, a empatia é uma capacidade que melhora a comunicação emitindo mensagens que promovam interação, aproximação, conectividade e reciprocidade entre as pessoas.

Otimismo

A capacidade de enxergar a vida com esperança alegria e sonhos é chamada de otimismo, o otimismo está relacionado ao pensamento positivo e crença no sucesso das ações. O otimismo é a maturidade do controle do destino da vida, mesmo quando o poder de decisão está fora de suas mãos. Para tanto uma das características mais preciosas para o cultivo do otimismo para com a vida é a criatividade, uma aliada nas soluções de problemas a criatividade é uma necessidade para harmonizar ambientes de trabalho e no trabalho em grupo.

Leitura Corporal

A Leitura Corporal é a capacidade de ler, identificar e organizar as reações percebidas no corpo, em especial reações relacionadas ao sistema muscular e nervoso. A leitura Corporal é o amadurecimento no modo de lidar com reações somáticas que surgem quando o estresse e a tensão são elevados dentro de um ambiente de trabalho ou tarefas.

Sentido da Vida

O Sentido da Vida é a capacidade de entendimento de um propósito vital, bem como determinação de objetivos para vida ou reconhecimento de metas que devem ser alcançadas durante a jornada terrena. O descobrimento do sentido da via provoca enriquecimento do valor da vida e fortalece a capacidade da pessoa de preservar a vida ao máximo.

Ser resiliente

O que é ser resiliente
5 (100%) 2 votes

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here