Teoria da inteligência multifocal, segundo Augusto Cury

180
views
Teoria da inteligência multifocal

O médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury explica sobre a teoria inteligência multifocal bem como o funcionamento da mente, o processo de construção do pensamento e a formação de pensadores.

Augusto Cury é um dos escritores brasileiros mais lidos do mundo, com livros publicados em diversos países. São nuances interessantes que tornam a Teoria da inteligência multifocal um inovação na área do estudo do comportamento humano.

Aspectos da Teoria da inteligência multifocal

Segundo o autor as crianças e adolescentes estão saturados de informações. Uma criança de 7 anos conhece hoje muito mais do que o imperador romano. E esse excesso de informação produz uma síndrome, chamada a Síndrome do Pensamento Acelerado (ATS).

As crianças estão se comportando muito agitadas e irritadas. Eles não podem se concentrar. Eles repetem os mesmos erros. E muitos médicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, estão confundindo a Síndrome do Pensamento Acelerado com o Transtorno de Hiperatividade. É muito importante que possamos educar crianças e adolescentes para serem pensadores e não servidores.

Augusto cury

E também é crucial que os pais não dêem aos seus filhos muitos presentes. Quem dá muitos presentes pode atrapalhar os mecanismos de endorfinas das crianças no cérebro. Isso faz com que crianças e adolescentes precisem de mais e mais produtos, mais presentes, mais celulares para ter migalhas de prazer.

Infelizmente, mais de 1,4 bilhão de pessoas, mais cedo ou mais tarde, desenvolverão o estágio final da “dor humana” ou depressão. E mais de 3 bilhões de pessoas, 1 em cada 2 pessoas, desenvolverão, infelizmente, um distúrbio psiquiátrico.

Não só depressão, mas transtorno do pânico, ansiedade, doenças psicossomáticas, anorexia, bulimia, drogas e assim por diante. A humanidade tomou o caminho errado. Estamos ficando cada vez mais doentes mais rapidamente e não estamos dando a devida atenção a isso. Segurando ou protegendo suas emoções é muito importante. Não só não exigindo demais dos outros, mas não exigindo demais de si mesmo.

Mas também você deve entender que “atrás de uma pessoa que machuca, há uma pessoa ferida”. Entenda que não devemos olhar para ser o mais rico “no cemitério”, não deve funcionar apenas por dinheiro, não deveria trabalhar muito e esgotar nosso cérebro. Nós não devemos tentar ser o profissional mais eficiente em uma cama de hospital Precisamos ter um caso de amor com a nossa qualidade de vida.

 

Uma das técnicas da Teoria da inteligência multifocal

Se fosse resumir em que consiste a teoria da inteligência multifocal poderia dizer que se trata da construção de pensamentos dentro de nossa mente. Sendo que a forma como estes pensamentos sã criados e administrados é que controlam nossas ações ou reações.

Para que não sejamos reféns de pensamentos que nos limitam e aprisionam aprendi no curso de coach a seguinte técnica. Ela se chama DCD (duvida, criticar e determinar).

Toda vez que tiver um pensamento negativo por qualquer motivo, quer seja uma discussão no transito, no trabalho ou em casa mesmo. E as palavras que ouviu durante isso ficarem ecoando em seus pensamentos, duvide. Duvide que as palavras refletem a pessoa que você é.

Critique as circunstâncias, palavras ou gestos feitos, ou o que você sente em relação a aquilo. Entenda o processo que estamos construindo. Trata-se de um exercício.

Determine. Neste momento é importante pois você estará assumindo o controle da situação e determinando que as ofensas não são verdadeiras e que você não deixará que isso guie suas ações e sua vida.

Se gostou pode compartilhar como os amigos. Comente curta isso é importante para nós.

Teoria da inteligência multifocal, segundo Augusto Cury
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.